Vivência bilíngue

Desde 2022 o Colégio Engler conta com um Projeto Bilíngue para todos as turmas de Educação Infantil e ensino Fundamental.

A parceria, junto com a CLOE, tem o objetivo de formar alunos bilíngues através de um programa de metodologias ativas.

Nossa metodologia de ensino da língua inglesa parte da aprendizagem baseada em projetos (expedições). Sem focar demasiadamente em teorias gramaticais e livros didáticos, os professores de inglês e artes contextualizam tudo em inglês.

As crianças são constantemente estimuladas a desenvolver a curiosidade e a descobrir o idioma por meio da realização de projetos, os quais envolvem música, dança, cinema, teatro, desenho, pintura, literatura, datas comemorativas, jogos, brincadeiras e até mesmo culinária.

Perguntar, imaginar e produzir é o lema do trabalho! Desta forma, as crianças aprendem espontaneamente e, muitas vezes sem se darem conta, começam a entender, ler, escrever e falar em inglês, fazendo a autêntica experiência da língua como parte essencial de seu cotidiano.

Todas as crianças do Colégio participam de encontros diários em inglês com carga horária específica de 40 minutos.

Além da tradicional aula de inglês as expedições do bilíngue, também trabalham expedições na disciplina de arte e do G21 (ensino fundamental)

Garage 21 ou G21 – O que é?

Emprestando o imaginário que ronda as garagens (que guardam objetos que não tem espaço definido nos cômodos da casa, mas que ainda assim, tem sua importância devido a necessidade de uso na vida, ou por serem objetos de interesse e afeto dos moradores), a CLOE congrega diferentes “conteúdos modernos” que relacionam-se com os conhecimentos das disciplinas escolares, mas trazem uma expansão dos conteúdos tradicionais, avançando em discussões e repertórios que em geral não podem ser endereçados nos planejamentos  das aulas, permitindo a aplicação de habilidades em outros cenários para além de seus contextos originais.

O G21 tem como objetivo propiciar e tempo dedicados a promoção da potencialidade criadora dos nossos estudantes através de projetos engajadores que favorecem a reflexão e criação de alternativas aos problemas complexos que se apresentam no cotidiano da vida contemporânea.

Importante ressaltar que NÃO ensinamos inglês e sim, EM inglês. O aluno tem aulas do Idioma perpassando por diversas áreas do conhecimento, embasando assim, uma aprendizagem significativa e gerando aprendizagem com conteúdo que são significativos para os nossos alunos.